Não precisa mais adiar o começo do seu negócio

Na quarta-fera de cinzas de 2016 saiu uma matéria na www.exame.com que me chamou  atenção, pois tem uma grande relação com o meu momento profissional de análise de negócios.  Trata-se de 7 desculpas que só adiam o começo do seu negócio, artigo interessante para a atualidade em que muitos pensam na abertura de um negócio próprio após uma demissão.  Isto faz-me sentir bastante útil, pois como consultor tenho auxiliado pessoas e empresas a iniciarem ou mudarem de negócio através de uma metodologia consistente de análise de negócio. Usando esta ferramenta, as “7 desculpas” apresentadas e outros itens são analisados criteriosamente junto com  o candidato a empreendedor:

1. “Não tenho dinheiro para abrir meu negócio”

2. “Estou esperando aquela grande ideia aparecer”

3. “Vou deixar para abrir o negócio depois. Tenho uma vida confortável”

4. “Não tenho tempo para isso agora”

5. “A burocracia não me deixa começar”

6. “Os impostos e os juros são muito altos”

7. “É muito difícil arranjar bons empregados”

A análise de negócio é resumidamente  uma comparação dos requisitos necessários  para o negócio com a situação atual do empreendedor e da oportunidade. Uma das entregas é o plano de ações para atender os gapsidentificados. Um pouco mais de informações pode ser lido em O que é análise de negócio?. Com esta metodologia adotada, “as desculpas” acima são avaliadas para que possam ser contornadas e viabilizar o negócio proposto.

É desta maneira que a Gestão de Projeto na Prática vem atuando: pensando junto com o empreendedor e  fazendo, muitas vezes, o que ele ou ela tem capacidade de fazer, mas não tem tempo para se dedicar. Tratamento de assuntos burocráticos, ou seja aqueles documentos e regulamentações necessários, e busca dos melhores financiamentos são  exemplos de como podemos ajudar.

Foi com grande satisfação que começamos alguns destes trabalhos no final de 2015.  Atualmente já temos um plano aprovado pelo cliente e em execução sob a nossa coordenação.  Tratamos  a implementação ou otimização de um negócio como um projeto, onde passa previamente pela análise de negócio, a fim de reduzir os riscos comerciais, e somente iniciamos com a aprovação do nosso cliente, que chamamos de patrocinador ou sponsor.

Quer começar um novo negócio e não tem tempo ou não sabe como fazer? Podemos te ajudar a avaliar, decidir, planejar, executar a abertura do negócio – que tratamos como um projeto – e até o acompanhamento e administração por um período acordado. Dessa forma, não precisa adiar o começo do seu negócio.

 

Etienne Rocha, PMP® em fevereiro de 2016